Perguntas Frequentes

Abaixo, alguns dos principais questionamentos recebidos pela equipe da PED-RMPA.

1. Por que essa Pesquisa é importante?

Tomando parte em nossa pesquisa, você nos ajudará a produzir estatísticas sobre temas que afetam toda a comunidade, incluindo trabalho, desemprego, rendimentos e características das famílias.

2. Por que eu deveria participar?

Quaisquer que sejam as suas circunstâncias, elas são relevantes para essa pesquisa. Obtendo informação a partir de tantos domicílios selecionados quanto for possível é a única maneira de podermos desenhar um quadro completo e acurado do mercado de trabalho da RMPA. Ao participar, você assegura que suas experiências e circunstâncias tornem-se uma parte importante do quadro da vida na RMPA hoje e ajuda a subsidiar com informações o conhecimento e a formulação de políticas públicas que afetam a todos.

3. O que está envolvido?

Um entrevistador irá até o seu domicílio para realizar a entrevista. Caso não seja possível realiza-la no primeiro contato, um outro momento pode ser acordado para que se possa conduzir a entrevista. Os dados do questionário são usualmente coletados face-a-face, embora algumas entrevistas possam ser completadas por telefone. Durante a entrevista serão coletadas informações sobre as circunstâncias de todos os indivíduos do domicílio e perguntaremos aos moradores questões sobre diversos tópicos, por exemplo, condição de atividade, ocupação, características familiares, etc.

4. Como a informação obtida será usada?

Secretarias de Governo, Fundações e Organizações da Sociedade Civil usam os resultados da pesquisa para identificar como e onde elas deveriam usar os seus recursos e orientar as suas ações. Elas usam a informação para verificar como diferentes grupos na comunidade são afetados pelas políticas existentes e para informar mudanças futuras nas políticas. Escolas e universidades usam as estatísticas para o estudo de muitos temas diferentes. Exemplos de estatísticas produzidas pela pesquisa estão disponíveis na seção Resultados e Estudos deste site.

5. Quem está realizando a pesquisa?

A PED-RMPA é realizada por meio de um convênio envolvendo a Fundação de Economia e Estatística, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego/Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para maiores informações, acesse a seção Parceiros do site.

6. Eu tenho de participar?

Nosso trabalho é muito importante e nós necessitamos sua ajuda para fazer nossos estudos com sucesso. Ninguém tem de tomar parte se não desejar fazê-lo, mas para delinearmos um quadro acurado de nosso mercado de trabalho, é vital que entrevistemos tantas pessoas quanto possível, a respeito de diferentes aspectos da sua atividade laboral.

7. A pesquisa é confidencial?

Sim, a informação que você proporciona será tratada com confidencialidade estrita. Ela será usada para produzir estatísticas genéricas da população como um todo e que não identificarão você ou qualquer outra pessoa em seu domicílio.

8. Por que eu fui selecionado?

Uma amostra de domicílios, representativa da população, é selecionada aleatoriamente todos os meses. Uma vez selecionado, um domicílio não pode ser substituído por outro domicílio, pois afetaria a representatividade da amostra. Isso significa que a sua participação é muito importante para o sucesso dessa pesquisa em assegurar que todos os segmentos da comunidade estejam representados com propriedade.

9. Quem eu posso contatar para obter mais informação?

Se você tiver quaisquer perguntas adicionais sobre tomar parte em nossa pesquisa, por favor, contate a linha telefônica da PED-RMPA em (51) 3216 9089, (51) 3216 9090 ou (51) 3216 9091.

Precisa realizar uma pesquisa ?

A PED pode coletar os dados para você! Entre em contato

Executores

Metodologia 

Financiamento 

Dúvidas, críticas ou sugestões

Fale conosco